Veja como deve ser feita a precificação de produtos para supermercados
Saber realizar a precificação de um produto é essencial para alavancar as finanças de um supermercado. Entenda o porquê nesse texto!
A precificação dos produtos é um dos fatores mais importantes para um supermercado. Afinal, é por ela que o gestor tornará seu negócio mais lucrativo e competitivo no mercado.
Contudo, alguns gestores podem ter dúvidas sobre como realizar a precificação de modo correto e o que deve ser incluso no cálculo.
A tarefa, mesmo que pareça fácil, requer muitos cuidados e atenção às particularidades da empresa e do mercado em geral. E para evitar que problemas financeiros aconteçam, separamos algumas informações nesse texto.
Acompanhe!
Qual a importância da precificação para supermercados?
A precificação de produtos é uma atividade fundamental para a operação de qualquer estabelecimento varejista.
Ela é importante por diversas razões, como atender as necessidades de seus clientes, pois eles esperam que os produtos estejam claramente marcados com seus preços para poderem tomar decisões de compra informadas.
Sem os preços claros, os clientes podem ficar frustrados e insatisfeitos, afetando negativamente a imagem do supermercado.
A precificação dos produtos ajuda a manter o controle preciso do estoque do supermercado. Quando os produtos são marcados com seus preços, é possível saber exatamente quantas unidades de um determinado item foram vendidas e quantas ainda estão em estoque.
É possível dizer que a precificação dos produtos também é importante no momento de definir suas estratégias de preços.
Ao acompanhar as vendas e os preços praticados pela concorrência, é possível ajustá-los para manter a competitividade do estabelecimento e aumentar sua lucratividade.
Por fim, a precificação correta dos produtos é uma exigência legal.
Segundo a Lei nº 10.962, de 2004, todos os produtos devem estar claramente marcados com seus preços a fim de garantir a transparência nas relações comerciais entre o estabelecimento e o consumidor.
Saiba como a boa gestão financeira pode ajudar a definir a precificação no seu supermercado:
O que deve ser considerado ao precificar um produto?
De modo geral, a precificação dos produtos em supermercados é uma atividade essencial para garantir a satisfação dos clientes, a eficiência operacional do estabelecimento e a conformidade com a legislação.
Sendo assim, alguns itens que devem ser considerados ao definir os preços dos produtos são:
- Custos de produção e aquisição dos produtos;
- Valores da concorrência;
- Demanda do produto;
- Margem de lucro desejada;
- Ciclo de durabilidade do produto;
- Impostos e taxas do supermercado.
Esses são apenas alguns dos fatores que devem ser considerados ao precificar um produto. Cada negócio e cada produto podem apresentar particularidades que devem ser consideradas na hora de definir o preço.
Conte com o suporte da Fibonacci Contabilidade!
Compreendemos que a precificação de produtos é um fator importante para o funcionamento assertivo de um supermercado.
Porém, para definir o valor do produto, é necessário considerar diversos fatores operacionais que interferem na precificação, e estar com os dados organizados e em dia com as responsabilidades é uma condição determinante para alcançar os melhores resultados.
Nesse sentido, conte conosco, da Fibonacci Contabilidade!
Podemos ajudar sua empresa a estar sempre em dia com as obrigações e realizar o cálculo exato para definir a precificação em seu supermercado.
Aguardamos sua mensagem!
TENHA SUPORTE ESPECIALIZADO PARA DEFINIR A PRECIFICAÇÃO EM SEU SUPERMERCADO!