Salário mínimo de 2022 vai mudar valor do PIS/Pasep e INSS

   O Ministério da Economia, liberou um boletim que apresenta diversas projeções econômicas para os próximos meses. O avanço da inflação deve continuar tendo uma crescente, o que vai impactar diretamente no valor do salário mínimo para o ano que vem.

   Até 2019, o valor reajustado do salário mínimo, seguia uma fórmula que previa o aumento do PIB (Produto Interno Bruto), no entanto, nos últimos dois anos, o salário foi reajustado apenas com a correção dos índices de inflação do ano anterior.

   Portanto, o salário mínimo agora se baseia no acumulado da inflação do ano anterior, para que os trabalhadores não percam o poder de compra frente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que pela determinação do nível de inflação do país, fez novos ajustes e passou para a alta de 5,05%.

   A nova previsão para o salário mínimo terá um novo aumento e deve chegar em R$ 1.155,55. Com o reajuste do piso nacional, diversos benefícios pagos pelo governo devem ser corrigidos, como é o caso dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do abono PIS/Pasep bem como do próprio seguro-desemprego.

   Quer saber mais sobre outros assuntos referentes à economia? Confira nossas matérias!