Índice
ToggleCupom fiscal, NFE e NFC-e: qual diferença? Qual a importância da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica para o comércio
Cupom fiscal, NFE e NFC-e — saiba a diferença entre esses documentos e importância de emitir a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica no comércio
Todo empresário que atua no comércio certamente já se deparou com momentos em que precisava utilizar uma nota ou cupom fiscal. Afinal, são essenciais para todo tipo de comércio.
Mas, se você ainda não está familiarizado com as diferenças entre os modelos de notas fiscais e cupom, não se preocupe! Vamos mostrar, neste artigo, a importância da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.
Para que você possa entender melhor as diferenças entre a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, o cupom fiscal e a NF-e, vamos ver as características de cada uma delas e detalhar as distinções.
Confira!
Veja também mais artigos que podem te interessar e agregar na gestão do seu negócio:
- Gestão contábil: quais os desafios?
- O regime tributário: o que você precisa saber
- Problemas fiscais: quais são e como evitar
NF-e, cupom fiscal e NFC-e: quais as diferenças?
Para entender a diferença entre eles, é preciso conhecer melhor sobre cada um e suas funções.
-
Cupom fiscal
O cupom fiscal é um documento emitido pelo estabelecimento comercial para registrar operações de venda a consumidores finais. Apesar de não ser o mesmo que a nota fiscal, ambos têm o mesmo valor fiscal.
O cupom fiscal tem uma versão eletrônica e em papel, e independente do modelo, nele deve constar; nome do estabelecimento que a compra foi feita, local, data e hora da emissão, descrição e quantidade das mercadorias compradas, valor e a forma de pagamento.
A fim de que a empresa possa emitir o cupom fiscal, é preciso ter o ECF (Emissor de Cupom Fiscal) que deve ser homologado junto à SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do estado de atuação do seu negócio.
-
NF-e
A Nota Fiscal Eletrônica – NF-e é um documento fiscal emitido e armazenado eletronicamente, através de um sistema informatizado, destinado a registrar operações de venda e/ou prestação de serviços.
Os objetivos da Nota Fiscal Eletrônica são simplificar as relações comerciais, agilizar o processo de emissão das notas fiscais e facilitar o controle das operações realizadas pelos estabelecimentos comerciais. Ela serve para formalizar as transações de venda que envolvem o vendedor, o comprador e os órgãos públicos.
-
NFC-e
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e é um documento fiscal emitido e armazenado eletronicamente, para registrar operações de venda e/ou prestação de serviços ao consumidor final.
Conheça as diferenças
O cupom fiscal é emitido para o consumidor final e comprova a compra e venda do produto. Já a nota fiscal conta com as informações sobre o cliente, ou seja, na nota fiscal é identificado o cliente e reunido dados pessoais do mesmo.
Quando se trata das diferenças entre os tipos de nota fiscal, a NFC-e é restrita à venda para o consumidor final, já a NF-e pode ser utilizada para operações como, compra, venda, devoluções, e em outras transações possíveis.
Qual a importância de emitir a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica no comércio?
A emissão de notas fiscais fiscais é fundamental para toda empresa. Dentre as vantagens da emissão da NFC-e, podemos citar:
- Melhora a credibilidade do seu negócio;
- Fornece garantia do produto e atrai o cliente;
- Aumenta a confiança dos fornecedores e clientes;
- Facilita o cumprimento das obrigações contábeis/fiscais;
- Auxiliar no combate à sonegação fiscal;
- Mantém a empresa longe de crimes acarretados por punições e multas.
Fibonacci Contabilidade – tenha o nosso auxílio em seu comércio
É fundamental que você saiba emitir NFC-e da melhor forma possível.
A Fibonacci Contabilidade está aqui para te ajudar! Entre em contato conosco e veja como podemos te auxiliar nos processos fiscais do seu negócio.
FAÇA A GESTÃO CORRETA DO SETOR FISCAL DE SEU COMÉRCIO, CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA