Atualizado em maio de 2023
Índice
ToggleDeclarar IR atrasado pode ser um problema? Conheça as consequências e como agir!
Não deixe a declaração do Imposto de Renda se tornar um problema. Saiba as consequências de declarar o IR atrasado e aprenda a agir para evitar multas, juros e restrições.
Declarar Imposto de Renda (IR) é uma obrigação de todos os cidadãos brasileiros que se enquadram em determinados critérios, como ter recebido rendimentos tributáveis acima de um determinado valor anual, por exemplo. Para esse ano, o prazo para a entrega da declaração é até o dia 31 de maio.
Mas e se você não conseguiu cumprir esse prazo? Declarar IR atrasado pode trazer consequências negativas e, por isso, é importante estar ciente delas e saber como agir.
Por que declarar IR atrasado pode ser um problema?
Declarar IR atrasado pode ser um problema, porque a Receita Federal pode entender que o contribuinte está tentando sonegar impostos, ou seja, não está cumprindo com suas obrigações fiscais. Isso pode gerar multas, juros e até mesmo uma investigação mais profunda.
Além disso, é importante lembrar que as informações declaradas são utilizadas para diversos fins, como o cálculo de benefícios previdenciários e a concessão de empréstimos bancários. Portanto, atrasar esse envio pode afetar a obtenção de benefícios.
Para saber mais sobre o Imposto de Renda, confira os artigos abaixo:
Quais são as consequências de declarar IR atrasado?
As consequências de declarar IR atrasado podem variar de acordo com a situação de cada contribuinte. Algumas das principais consequências são:
-
Multa
O contribuinte que entrega a declaração com atraso está sujeito a uma multa calculada sobre o valor do imposto devido, limitada a 20% do imposto total. Quanto mais tempo o contribuinte atrasar, maior será o valor da multa.
-
Juros
Além da multa, o contribuinte também terá que pagar juros sobre o valor do imposto devido. A taxa de juros é a Selic, que varia conforme a época do ano.
-
Restrições
O contribuinte que não entregar a declaração dentro do prazo pode ter restrições em relação a diversos serviços e benefícios, como obtenção de empréstimos bancários, emissão de passaporte, obtenção de certidão negativa de débitos, entre outros.
-
Fiscalização
A Receita Federal pode selecionar a declaração do contribuinte para uma fiscalização mais detalhada. Nesse caso, documentos que comprovem as informações terão que ser apresentados, e você pode ser penalizado caso seja constatada alguma irregularidade.
Como agir caso não tenha declarado o IR no prazo?
Se você não conseguiu entregar a declaração de Imposto de Renda dentro do prazo, é importante agir para evitar problemas maiores. Algumas dicas são:
-
Regularizar a situação
O primeiro passo é regularizar a situação quanto antes, entregando a declaração em atraso.
-
Calcular as multas e juros
É importante estar ciente das multas e juros que serão cobrados sobre o imposto devido. Para isso, o contribuinte pode utilizar o programa de cálculo da Receita Federal, que disponibiliza as informações atualizadas.
-
Pagar as multas e juros
Após calcular, o contribuinte deve pagar esses valores, que serão adicionados ao imposto devido.
-
Verificar se há restrições
O contribuinte deve verificar se há restrições em relação a serviços e benefícios. Caso haja alguma restrição, ele deve regularizar a situação.
-
Manter a documentação em dia
Para evitar problemas no futuro, é importante manter a documentação em dia e organizar as informações necessárias para a declaração do próximo ano. Assim, será mais fácil cumprir as obrigações fiscais dentro do prazo.
Conte com especialistas para não se perder!
Diante de tantas regras e recomendações, a melhor solução para consertar os erros na declaração de Imposto de Renda é buscar um profissional da área.
A Fibonacci Contabilidade fornece apoio de especialistas para a declaração de Imposto de Renda. Podemos te ajudar, e assim te livrar de todos os problemas com a Receita Federal.
Entre em contato conosco agora mesmo. Será um prazer resolver os seus problemas!
Preciso de auxílio para declarar o Imposto de Renda 2023!